CI

Produção menor exige compra antecipada de sementes

A orientação é antecipar as compras


A orientação é antecipar as compras A orientação é antecipar as compras - Foto: Foto: Gessi Ceccon

A redução na área destinada à produção de sementes de Brachiaria ruziziensis deve exigir mais planejamento de produtores e distribuidores para a safra 2025/26. Após anos de excesso de oferta, o mercado entra em fase de reequilíbrio, com perspectiva de menor disponibilidade e valorização dos lotes de melhor qualidade.

Dados do Sistema de Gestão da Fiscalização, do Ministério da Agricultura e Pecuária, mostram que a área inscrita caiu de 121.260 hectares em 2024/25 para 54.948 hectares em 2025/26. A retração foi de 54,69%, a maior registrada para a espécie no período recente.

Nesse contexto, o recuo pode ocorrer após uma rápida expansão da produção, que passou de pouco mais de 51 mil hectares em 2022/23 para mais de 121 mil hectares em 2024/25. O aumento da oferta pressionou os preços e reduziu a atratividade da multiplicação de sementes.

Segundo Thiago Maschietto, da SBS Green Seeds, a demanda deve continuar sustentada pelo plantio direto e pela integração lavoura-pecuária. Ele afirma que, com a oferta mais ajustada, pode haver maior disputa por sementes certificadas.

A orientação é antecipar as compras, priorizar fornecedores com histórico de qualidade e avaliar contratos prévios para garantir volume antes do pico da demanda. "Nosso compromisso é garantir que, mesmo em um mercado de oferta ajustada, nossos parceiros tenham acesso a sementes de excelência. Mas para isso, o planejamento antecipado é fundamental. Quem esperar o último momento poderá enfrentar dificuldades para encontrar o volume e a qualidade desejados", finaliza o CEO.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7